Facebook pixel

Notícias

Novembro Azul: Mês de combate e prevenção ao câncer de próstata

Publicado em: Novembro/2016


Saúde masculina e o câncer de próstata

Problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão não são os únicos problemas que afetam a saúde do homem. Eles são também afetados por doenças urológicas. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atrás apenas do câncer de pele. No mundo, encontra-se entre os 10% dos tipos de câncer mais comuns em homens. Em 2015 as estatísticas apontavam para que 1 em 7 homens nos Estados Unidos seriam diagnosticados com câncer de próstata.

O câncer de próstata localiza-se no sistema reprodutor masculino. A próstata, uma glândula pequena como uma noz, produz o líquido seminal que é responsável por transportar o esperma. O tumor pode crescer rapidamente e afetar outros órgãos mas na vasta maioria dos casos, cresce lentamente, e não dá sinais ou sintomas, o que representa um risco. O tumor na próstata afeta predominantemente homens acima de 65 anos.

Como outros tipos de câncer, o de próstata tem uma profunda relação com a genética familiar. Mas a própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Atualmente se recomenda que os homens iniciem a realização dos exames de prevenção do câncer de próstata a partir dos 50.

Em pacientes com forte histórico familiar, os exames de prevenção podem ser iniciados aos 40 anos.

NOVEMBRO AZUL

Inspirada na Campanha Outubro Rosa para prevenção ao Câncer de Mama, o mês de Novembro foi escolhido como o mês para despertar a atenção de todos os homens para os riscos do câncer de próstata e a necessidade de prevenção.

PRO-SEED E O CANCER DE PRÓSTATA

A próstata desempenha um papel fundamental na fertilidade. Por essa razão, uma eventual falha em seu funcionamento ou tratamentos mais agressivos representa um risco para os homens que por ventura ainda tenham o desejo da paternidade. Uma das opções mais seguras para os pacientes é o uso de um Banco de esperma, para congelar e guardar o esperma para uso futuro, antes de qualquer tratamento.

A Pro-Seed-Banco de Sêmen oferece a alternativa de congelamento para homens que irão iniciar o tratamento oncológico e desejam preservar a fertilidade.

Dúvidas?

Visite nossa página de dúvidas frequentes ou ligue:
(11) 3171-1196
© 2017 - Pro-Seed Preservando a Fertilidade Masculina
Rua Peixoto Gomide, 515 - Térreo - CEP 01409-001 - Jardim Paulista - São Paulo/SP - Brazil
Phone/Fax +55 (11) 3171-1196 / +55 (11) 3262-5253
Cel. +55 (11) 98140-8833 / +55 (11) 97656-9466 / +55 (11) 98318-0022
contato@pro-seed.com.br