Facebook pixel

Notícias

Obesidade como uma das causas de infertilidade masculina.

Publicado em: Novembro/2016


Os crescentes números de pessoas obesas ou acima do peso é, sem dúvida, uma das principais preocupações de saúde pública dos próximos anos. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde realizada em agosto de 2015, apontou que 56,9% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso, um total de 82 milhões de pessoas.

As preocupações dos profissionais de saúde vão muito além das questões de estética. A obesidade é um fator de risco inúmeras doenças, como as cardiovasculares, diabetes, motoras, depressão e questões relativas à fertilidade.

OBESIDADE E FERTILIDADE MASCULINA

Muito se fala dos problemas de saúde associados à obesidade. Mas poucos se lembrams das questões reprodutivas.

Há muitos estudos apontando que a obesidade nos homens pode afetar a fertilidade de muitas maneiras, já que compromete, entre outras coisas, a produção hormonal. Pode ocorrer declínio na produção de sêmen, pior qualidade dos espermatozoides, diminuição da libido ou disfunções eréteis.

“Isso acontece porque o tecido gorduroso contribui para o aumento de hormônio feminino, prejudicando a produção de espermatozoides de boa qualidade, quantidade, e com vitalidade”, afirma Vera Beatriz Fehér Brand, diretora do Pro-Seed-Banco de Sêmen.

PREVENÇÃO DA INFERTILIDADE EM HOMENS OBESOS

A melhor prevenção é a mudança do estilo de vida e a consequente perda de peso. Os homens que desejam ter filhos devem ficar atentos com a balança, mantendo uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos e visitando regularmente o médico.

Como prevenção, pensar em proteger seus espermatozoides de problemas futuros também é uma opção a ser considerada, através do uso de bancos de esperma. A Pro-seed oferece um programa de acompanhamento da fertilidade através do espermograma, exame que avalia a fertilidade do homem. Avaliando a situação, pode ser recomendado guardar e congelar o esperma para uso futuro.

DICAS GERAIS PARA PRESERVAR A FERTILIDADE MASCULINA.

1 - Fique saudável: Faça exercícios e tenha uma dieta saudável. Encontre maneiras de reduzir o estresse. Emagreça um pouco caso esteja acima do peso.

2 - Não superaqueça seus testículos: Fique atento à temperatura, evite fontes de calor. Use roupas soltas. Faça pausas quando for passar muito tempo sentado, levante-se um pouco. Cuidado com o celular ou o laptop.

3 - Conheça seus remédios: Alguns remédios são famosos por afetar a fertilidade masculina. Faça a lição de casa e fale com seu médico. Um exemplo é a Finasterida, muito receitada para queda de cabelos.

4 - Diga não as drogas: O uso recreativo de drogas (maconha, heroína e cocaína), tabagismo e beber muito têm impacto comprovado na produção de espermatozoides.

5 - Faça sexo: Uma dose saudável de sexo é muito benéfica para a fertilidade. Mas não exagere na dose, o ideal é ter relações a cada dois dias durante a janela de fertilidade.

6 - Medicina Natural: Inúmeros estudos apontam que suplementos e acupuntura melhoram a fertilidade masculina.

Dúvidas?

Visite nossa página de dúvidas frequentes ou ligue:
(11) 3171-1196
© 2017 - Pro-Seed Preservando a Fertilidade Masculina
Rua Peixoto Gomide, 515 - Térreo - CEP 01409-001 - Jardim Paulista - São Paulo/SP - Brazil
Phone/Fax +55 (11) 3171-1196 / +55 (11) 3262-5253
Cel. +55 (11) 98140-8833 / +55 (11) 97656-9466 / +55 (11) 98318-0022
contato@pro-seed.com.br