Facebook pixel

Notícias

Teste de ancestralidade ajuda a descobrir antepassados

Publicado em: Fevereiro/2017


Já parou para pensar qual a sua origem? Aquela, que ultrapassa os limites da sua casa ou do hospital onde nasceu. Além da que seus pais lhe contaram: “Avós paternos italianos, avós maternos portugueses”.

Pense mais para trás, naquela característica que lhe é peculiar e que nenhum membro conhecido da sua família tem. Aquela que você não herdou de seus avós, nem de seus pais, mas de um ancestral que pode estar um pouco mais distante. Pois bem, agora é possível identificar através de testes de ancestralidade as suas mais profundas raízes familiares.

Esses testes, também conhecidos como testes genéticos, revelam o seu passado, descobrindo suas origens e ajudando a identificar sua etnia, ou as várias etnias que compõem o seu DNA. A coleta do exame é simples. A equipe especializada esfrega um cotonete especial do lado de dentro da bochecha do paciente e leva o material colhido para um laboratório, onde farão um mapeamento das suas características genéticas.

Os resultados podem surpreender. Em julho deste ano o jornalista Zeca Camargo - descendente de espanhóis - publicou em sua coluna na Folha de S. Paulo um texto bem interessante sobre sua experiência pessoal de viagens pela Índia, onde era confundido com um cidadão local por suas características físicas semelhantes à grande maioria da população daquele país: cabelos negros, fios grossos e pele morena. Até que foi convidado para fazer o teste de ancestralidade e descobriu que em seu DNA também estavam presentes heranças genéticas de outras regiões do mundo: britânica, ibérica, italiana, asiática e africana.

Muitas pessoas que procuram o Pro-Seed-Banco de Sêmen quando estão fazendo o tratamento de fertilização em alguma clínica, esperam encontrar no banco o sêmen de um doador que possua características genéticas bem parecidas com as suas, para que o bebê que vai nascer tenha muito mais semelhança com os pais e seus familiares.

Para auxiliar a família neste processo, o banco de sêmen possui informações sobre o doador que ajudam na escolha, como cor da pele, dos olhos, dos cabelos, altura, peso, profissão, hobby, preferências musicais, culinárias, tipo sanguíneo, origem étnica, entre outros.

Mas se o doador em algum momento da vida tiver realizado o teste de ancestralidade, ele poderá colocar em sua ficha os dados que obteve sobre suas origens, ajudando os futuros pais a identificarem ainda mais semelhanças para a escolha do sêmen.

Dúvidas?

Visite nossa página de dúvidas frequentes ou ligue:
(11) 3171-1196
© 2017 - Pro-Seed Preservando a Fertilidade Masculina
Rua Peixoto Gomide, 515 - Térreo - CEP 01409-001 - Jardim Paulista - São Paulo/SP - Brazil
Phone/Fax +55 (11) 3171-1196 / +55 (11) 3262-5253
Cel. +55 (11) 98140-8833 / +55 (11) 97656-9466 / +55 (11) 98318-0022
contato@pro-seed.com.br